Aquecimento Central com Ar Condicionado

Aquecimento Central com Ar Condicionado

Os custos de manter um aquecimento central

Vivemos uma época em que o aumento do custo da energia não é acompanhado pelo correspondente aumento salarial da maioria das pessoas.

Para além da crise económica, as políticas Europeias apostam num cada vez maior incentivo às energias renováveis. Esta aposta, correta por motivos óbvios, obriga a uma transição que numa primeira fase acarreta maiores despesas energéticas para sistemas de aquecimento ainda não adaptados.

Reflexo do exposto são os custos proibitivos de sistemas de aquecimento como os apoiados em caldeiras a gasóleo, em caldeiras a Butano ou Propano ou em sistemas de aquecedores elétricos. No caso deste último, o aquecimento surge da necessidade de aquecer uma ou outra divisão, em que pela facilidade de instalação e de custo de aquisição, o utilizador não questiona os consumos associados. Se este ponto fosse analisado, a conclusão imediata é que um investimento um pouco superior permitiria poupanças na ordem dos 70%, pagando o investimento em menos de dois Invernos.

Para facilitar a comparação do custo do aquecimento central, apresentamos o quadro comparativo abaixo.

Tabela 1. Custo mensal em meses de aquecimento, estimado para uma casa de 100 m2, para diferentes soluções de Aquecimento Central.

Equipamento de Aquecimento

Custo Mensal do Aquecimento*[EUR]

Radiadores com Caldeira a Gasóleo

278,94

Radiadores com Caldeira a Gás Propano

474,61

Radiadores com Caldeira a Gás Butano

414,51

Radiadores com Caldeira a Gás Natural

244,62

Radiadores com Caldeira Condensação a Gás Natural

194,32

Radiadores com Caldeira a Pellets

137,53

Pavimento Radiante com Bomba de Calor

80,48

Ar Condicionado

96,58

Aquecedores Eléctricos

407,79

* Custo estimado sempre para mesma casa com 100 m2 de área aquecida

 

Poupança com Ar Condicionado

Voltando ao exemplo do cidadão que para “desenrascar” compra um aquecedor elétrico para aquecer uma divisão, e comparando os preços de mercado atuais da instalação de um equipamento de Ar Condicionado para uma divisão de 20 m2, obtemos tempos de retorno do investimento inferiores a dois anos.

Tabela 2. Cálculo do tempo de retorno do investimento de instalação de um sistema de Ar Condcionado relativamente a uma solução de Aquecedores Elétricos.

Equipamento de Aquecimento Custo de aquecimento de 20 m2 Custo por época de aquecimento [EUR] Custo de instalação [EUR]

Tempo de retorno [anos]

Aquecedores Elétricos

81,56

489,34

120,00

Ar Condicionado

19,32

115,90 650,00

1,42

O mesmo tipo de raciocínio pode ser feito para outros tipos de equipamento. O Ar Condicionado só perde quando comparado com Pavimento Radiante com Bomba de Calor, sendo que neste caso o custo de instalação é substancialmente superior.

Como manter o conforto no aquecimento com Ar Condicionado

É comum ouvirmos que o aquecimento com o Ar Condicionado não é tão agradável como é o dos Radiadores. Esta ideia é resultado de uma utilização e controlo do equipamento errados. Uma vez que estes equipamentos aquecem muito rapidamente os espaços interiores, há uma tendência natural para apenas os ligarmos quando chegamos a casa. Este comportamento não é o mais adequado. O rápido aquecimento leva a uma diminuição da humidade relativa, dando a sensação de um ar mais “seco”. Por outro lado, o aquecimento do ar interior é rápido, mas as paredes mantêm-se frias. Resulta daqui uma sensação de desconforto, por perda de calor por radiação do corpo para as paredes.

Como devemos, então, controlar os aparelhos de Ar Condicionado para ter tanto conforto como no aquecimento central por Radiadores? É necessário programar os aparelhos para ligarem com uma boa antecedência relativamente à ocupação da casa. Desta forma garantimos que as paredes estão aquecidas e a sensação de calor virá também das paredes. Por outro lado, é também crítico não ceder à tendência de ajustar a temperatura pretendida para valores demasiado altos. Quando isto acontece secamos mais o ar, causando desconforto.

Instalar Ar Condicionado a preços controlados

Conforme referido anteriormente, o custo de instalação de sistemas de Ar Condicionado é relativamente baixo, quando comparado com as soluções economicamente mais viáveis.

Os preços dos equipamentos tem vindo a baixar ao longo dos últimos anos, para além das eficiências dos equipamentos disponíveis terem vindo a subir.

O custo é muito variável pois depende da quantidade de divisões da casa, da qualidade do isolamento, das áreas a aquecer, da facilidade de interligação de unidades interiores a exteriores, etc.

A Thermosite, empresa sediada na UPTEC, da Universidade do Porto, desenvolveu um software que orçamenta um sistema, com questões de fácil resposta, enviando de forma imediata e automática o orçamento para o email. O software está disponível em: http://www.thermosite.com/pt/climatizacao-central-17.html

Se pretender que um instalador Thermosite visite o local, este poderá realizar um orçamento para a instalação, sem qualquer compromisso. Basta solicitar um em: http://www.thermosite.com/pt/encontrar-profissional-19.html

About Pedro M. Soares

Gestor de Produto nas áreas do Solar, Pavimento Radiante, Bombas de Calor, Ar Condicionado e Electrodomésticos na RELOPA SA. Durante vários anos responsável pelo acompanhamento de Gabinetes de Projecto. Regularmente ministra formações a instaladores de climatização em Instituições como o CICCOPN.