Vantagens do Pavimento Radiante

Descarregue o nosso artigo aqui: Vantagens do Pavimento Radiante

Vantagens do Pavimento Radiante

 O pavimento radiante acumula evidentes vantagens estáticas e funcionais. Qual é o outro sistema que não ocupa paredes, não tem qualquer ruído e proporciona temperaturas tão uniformes por todas as divisões?

 

Quarto com pavimento radiante

Poupança energéticaBomba de calor inverter

A poupança energética do pavimento radiante é espelho das baixas temperaturas. E afectam a eficiência de duas formas: Em primeiro lugar a maior eficiência dos geradores de calor a baixa temperatura e em segundo lugar as menores perdas de calor das divisões aquecidas para o exterior.

Um sistema de aquecimento central convencional, como por exemplo por radiadores a água, necessita de água a uma temperatura próxima de 75ºC, enquanto o pavimento radiante alimentado por água a 35ºC consegue aquecer qualquer tipo de divisão. Para aquecer água a 35ºC podemos utilizar equipamentos mais eficientes como sistemas solares, que não poderíamos utilizar para aquecer água a 75ºC. Mesmo comparando equipamentos que consigam aquecer a água a diferentes temperaturas, tanto baixas como altas, como a bomba de calor e caldeira de condensação, verificamos que a eficiência destes é muito superior quando a trabalhar para baixas temperaturas.

 

Perdas térmicas pavimento radianteO segundo ponto de poupança energética é pelas menores perdas de calor dos espaços pelas envolventes. E este facto explica-se pelas menores temperaturas médias dentro do espaço. A temperatura média ambiente nos aquecimentos por pavimento radiante é menor quer pelas menores variações das temperaturas ao longo do tempo, quer pela temperatura ser mais homogénea num vector vertical do espaço físico. Quando analisamos um aquecimento por radiadores a água, verificamos uma grande variação de temperatura (temperaturas muito altas junto ao tecto) por se tratar de um aquecimento com um grande peso da componente convecção. Isto significa que para o utilizador ter a mesma temperatura de conforto (temperatura que define no termóstato ambiente, normalmente a 1,70 m do solo) tem duas temperaturas médias diferentes no caso do pavimento radiante e dos radiadores. O resultado é maior perda de calor para o exterior no caso dos radiadores (a velocidade de transferência do calor é tanto maior quanto maior for o gradiente de temperaturas).

 

Estética e conforto

Para além das vantagens económicas é de reforçar os factores que posicionam o pavimento radiante como o tipo de aquecimento mais confortável dos existentes.

caixa colectores pavimento radiante

  • Não ocupa espaço. Não é necessário reservar zonas ou paredes para colocar emissores de calor.
  • Não faz ruído.
  • As temperaturas são muito estáveis. Este sistema caracteriza-se por uma inércia muito forte, o que garante uma libertação de calor regular e suave. O controlador pode ainda incluir a medição da temperatura externa ambiente. O sistema passa a alterar a temperatura de impulsão em função das variações externas. Antes de o interior ser influenciado por um aumento de temperatura exterior, o controlador já baixou a temperatura de impulsão. O resultado é uma menor variação de temperatura interna, com consequente poupança de energia e maior conforto do utilizador.
  • Aquecimento estático. Não implica fluxos de ar com diferenças de temperatura e ruído.

 

Aquecimento e arrefecimento

Mais recente, mas com cada vez mais adeptos é o arrefecimento pelo pavimento radiante. Com aproximadamente o mesmo investimento, é possível aproveitar o mesmo sistema do aquecimento por pavimento radiante para, no Verão, diminuir a temperatura das habitações.

Em algumas divisões poderá ser necessário aumentar os circuitos do pavimento, de forma a conseguir “roubar” o calor necessário. Em todas as instalações será necessário incluir o controlo da humidade para evitar a condensação da mesma no pavimento. Com estes cuidados conseguimos transformar os espaços mais quentes em espaços amenos e agradáveis.

Pista gelo pavimento radiante 2

Pista gelo pavimento radiante

Pista gelo pavimento radiante 3

 

About Pedro M. Soares

Gestor de Produto nas áreas do Solar, Pavimento Radiante, Bombas de Calor, Ar Condicionado e Electrodomésticos na RELOPA SA. Durante vários anos responsável pelo acompanhamento de Gabinetes de Projecto. Regularmente ministra formações a instaladores de climatização em Instituições como o CICCOPN.